terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Por que orar pela paz de Israel é tão importante?


Você já deve ter se deparado com o fato de que não haverá paz em Israel enquanto o verdadeiro Messias (que é Jesus Cristo) não surgir. Porém, o que veremos em breve, após o Arrebatamento, será um impostor, o anticristo, que promoverá um falso acordo de paz com Israel, por sete anos, iniciando o período de Tribulação (Daniel 9:27). E muitos dos judeus acreditarão nele como um messias.

Vemos aqui uma estratégia inimiga curiosa: apesar do diabo querer destruir a humanidade a fim de separá-la por completo de Deus, o seu grau de imitação de Deus no sentido de enganar é tão grande, que consegue persuadir o povo judeu por um breve período, enviando um impostor, um falso messias para imitar a Jesus Cristo. A própria Bíblia afirma em 2 Tessalonicenses 2 que o anticristo fará sinais e prodígios mentirosos segundo a eficácia de Satanás.

Será o ápice da Batalha Espiritual entre Deus e as trevas. O palco está sendo montado e a nossa oração intercessória se faz mais necessária do que nunca.

Se assim será na nossa geração, então por que orar pela paz de Israel? A Palavra de Deus em Zacarias 14:2-9 diz o seguinte:

"Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será extirpado da cidade. E o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como pelejou, sim, no dia da batalha. E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul. E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus [de Zacarias], e todos os santos [e anjos] contigo. E acontecerá naquele dia, que não haverá preciosa luz, nem espessa escuridão. Mas será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz. Naquele dia também acontecerá que sairão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar [Morto] oriental, e metade delas para o mar [Mediterrâneo] ocidental; no verão e no inverno sucederá isto. E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor [em reconhecimento e adoração por parte dos homens], e um será o seu nome."

Jesus Cristo, o Messias, surgirá dos céus em seu cavalo branco, logo após os sete anos de Tribulação e derrotará o anticristo e seus inimigos na campanha de Armagedom (Zacarias 14:3). Depois Jesus Cristo pousará sobre o monte das Oliveiras com tamanho impacto que dividirá o monte ao meio (Zacarias 14:4). E então Jesus estabelecerá seu Reino Milenar de paz 75 dias após o seu Aparecimento Glorioso, cuja sede será exatamente em Jerusalém.

Ao descrever esse cenário, vemos então que Salmos 122:6 é muito mais profundo do que imaginamos, quando a Palavra nos incentiva a orar pela paz de Jerusalém. Implicitamente, estaremos orando para que o processo da Segunda Vinda de Jesus Cristo seja acelerado, porque somente Ele trará a paz verdadeira à Jerusalém.

E é extremamente importante que o Corpo de Cristo tenha pleno discernimento disto. O próprio Deus nos diz que prosperarão aqueles que amam Jerusalém, que é o povo judeu.

Uma profecia importantíssima a respeito de Israel se cumpriu em Ezequiel 37. Quando Ezequiel recebeu a profecia do vale dos ossos secos, Deus estava explicando nada menos que cada uma das fases de formação do Estado de Israel atual1:

Fase 1: Israel disperso (Ezequiel 37:1-2)

Exatamente como Deus havia dito a Ezequiel, em 70 d.C. os judeus foram expulsos de Jerusalém pelos romanos, o que representou os ossos espalhados pelo vale, conforme Ezequiel 37:1-2:

  1. VEIO sobre mim a mão do Senhor, e ele me fez sair no Espírito do Senhor, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.
  2. E me fez passar em volta deles; e eis que eram [ossos humanos] mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.

Fase 2: Negociações pré-1948 (Ezequiel 37:6)

Após a dispersão, Ezequiel 37:6 mostra que os nervos começam a ser ligados aos ossos novamente, o que indicou uma fase de negociações para formação do Estado de Israel atual.

"E porei nervos sobre vós..."

Tais fatos se cumpriram entre 1814 e 1948. Os principais foram:

1881 a 1900: A Primeira Aliya (subida) - 30 mil judeus sob perseguição na Rússia mudam-se para a Palestina

1897: Tem lugar o Primeiro Congresso Sionista, em Basel, na Suíça, declara: "O alvo do sionismo é criar para o povo judeu um lar na Palestina por lei pública"

1904-1914: A Segunda Aliya - 32 mil judeus russos perseguidos mudam-se para a Palestina

1917: Chaim Weizmann elabora a Declaração de Balfour que diz: "O governo de Sua Majestade vê com favor o estabelecimento da Palestina de um lar nacional para o povo judeu."

1924-1939: Terceira Aliya - 78 mil judeus poloneses mudam-se para a Palestina

1933-1939: Quarta Aliya - 230 mil judeus fogem da perseguição na Alemanha e na Europa Central

1940-1948: Quinta Aliya: 95 mil judeus escapam da Europa Central. Muitos ficaram na Europa, e mais de 6 milhões de judeus foram mortos durante o Holocausto de Adolf Hitler e a Alemanha nazista

Fase 3: Israel se torna uma nação em 1948 (Ezequiel 37:6)

Em Ezequiel 37:6, a carne é colocada sobre os ossos, o que representou o evento de 1948, quando David Ben-Gurion, judeu nascido na Polônia em 1886, concluiu a fundação do Estado de Israel, sendo seu primeiro ministro.

"...e farei crescer carne sobre vós..."

Fase 4: Israel durante o período de Tribulação (Ezequiel 37:6)

"...e sobre vós estenderei pele..."

Em 1 Coríntios 10:32, o Apóstolo Paulo coloca os três povos com quem Deus tem plano e tratará até a Volta de Jesus:

"Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus."

A Palavra faz referência ao judeu, ao grego (gentio) e à Igreja.

Deus ainda não terminou a restauração plena de Israel. Após o Arrebatamento, a Igreja sairá da terra por sete anos e será exatamente quando Deus começará a restauração total de Israel. Este é processo da pele cobrir os ossos em Ezequiel 37:6. Com isso, concluímos que a Igreja deverá ser removida da terra antes da restauração de Israel.

Fase 5: Israel retorna ao seio do Messias Jesus Cristo (Ezequiel 37:6)

"...e porei em vós o espírito, e [vós, ossos humanos] vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor [Governador Soberano, Aquele que chama ao serviço obediente]."

Finalmente, Israel será restaurado por Deus durante os sete anos de Tribulação e Jesus será aceito como sendo o Messias.

Poderíamos até concluir que não seria então necessário orar por Israel, já que tudo está profetizado e continuará se cumprindo à risca. Porém, a Bíblia afirma que somente um terço dos judeus aceitará o Senhor Jesus como Messias em Sua volta (clique aqui para mais detalhes2), conforme a Palavra diz em Zacarias 13:7-9:

"Ó espada, desperta-te contra o meu pastor, e contra o homem que é o meu companheiro, diz o Senhor dos Exércitos. Fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas [do rebanho]; mas volverei a minha mão sobre os pequenos [do rebanho]. E acontecerá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus."

Muitos judeus, assim como os cristãos, serão mortos pelo anticristo durante seu governo mundial. Satanás tem como alvo destruir Israel, ao mesmo tempo que Deus quer restaurar Israel por completo durante a Tribulação.

Hoje, Israel está em pleno processo de restauração por Deus e o nosso objetivo de oração deve ser o de que o povo judeu finalmente tenha um reencontro glorioso com o Messias, Jesus Cristo. Poderíamos até mesmo pensar que, orando ou não, tal propósito se cumprirá. É verdade, o propósito se cumprirá, porém a oração intercessória muda a história da humanidade e, sem dúvida, acelerará os tempos de Deus para a restauração de Israel e, consequentemente, para a Segunda Vinda de Jesus.

Fonte:http://israel.tempodofim.com

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails