segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Manuscritos do Mar Morto estarão disponíveis através da Internet


Com tecnologia de ponta, começa processo de digitalização que vai disponibilizar na internet todo o teor dos Manuscritos do Mar Morto.

(Fonte: Cristianismo Hoje) - Os textos bíblicos mais importantes e polêmicos da época de Jesus vão ser disponibilizados na íntegra na internet. Segundo o jornal americano The New York Times, os célebres Manuscritos do Mar Morto, encontrados no Deserto da Judéia em 1947, já estão sendo digitalizados pelo Conselho de Antiguidades de Israel. As relíquias, que datam do período compreendido entre os século 3 a .C. e I da Era Cristã, serão disponibilizadas aos poucos, em sites de acesso gratuito.

O trabalho é uma providência essencial para a preservação do legado histórico dos manuscritos. Isso porque eles foram preservados por mais de dois milênios graças às condições especialíssimas das cavernas de Qumran, às margens do Mar Morto, em que foram encerrados dentro de potes de barro. O ar da região, extremamente seco, e a alta salinidade proveniente das águas, contribuíram para a assepsia do material, que permaneceu todo aquele tempo livro de microorganismos e de umidade. Mesmo com tentativas laboratoriais de manter os textos em situação semelhante, há exemplos de letras desaparecendo e outras ameaças à integridade física dos rolos.

O trabalho de digitalização dos manuscritos está sendo liderado por Greg Bearman, pesquisador aposentado do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, a agência espacial americana. Bearman está usando uma câmera especial que consegue recuperar trechos ilegíveis da antiga escrita hebraica e aramaica contida nos originais. O texto de todos os manuscritos (alguns equivalentes a livros inteiros, outros correspondentes a uma frase ou até uma única palavra) já foi publicado, mas a idéia é que especialistas e leigos do mundo todo possam ter acesso aos originais e consigam examiná-los virtualmente de vários ângulos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails