segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Manuscritos do Mar Morto estarão disponíveis através da Internet


Com tecnologia de ponta, começa processo de digitalização que vai disponibilizar na internet todo o teor dos Manuscritos do Mar Morto.

(Fonte: Cristianismo Hoje) - Os textos bíblicos mais importantes e polêmicos da época de Jesus vão ser disponibilizados na íntegra na internet. Segundo o jornal americano The New York Times, os célebres Manuscritos do Mar Morto, encontrados no Deserto da Judéia em 1947, já estão sendo digitalizados pelo Conselho de Antiguidades de Israel. As relíquias, que datam do período compreendido entre os século 3 a .C. e I da Era Cristã, serão disponibilizadas aos poucos, em sites de acesso gratuito.

O trabalho é uma providência essencial para a preservação do legado histórico dos manuscritos. Isso porque eles foram preservados por mais de dois milênios graças às condições especialíssimas das cavernas de Qumran, às margens do Mar Morto, em que foram encerrados dentro de potes de barro. O ar da região, extremamente seco, e a alta salinidade proveniente das águas, contribuíram para a assepsia do material, que permaneceu todo aquele tempo livro de microorganismos e de umidade. Mesmo com tentativas laboratoriais de manter os textos em situação semelhante, há exemplos de letras desaparecendo e outras ameaças à integridade física dos rolos.

O trabalho de digitalização dos manuscritos está sendo liderado por Greg Bearman, pesquisador aposentado do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, a agência espacial americana. Bearman está usando uma câmera especial que consegue recuperar trechos ilegíveis da antiga escrita hebraica e aramaica contida nos originais. O texto de todos os manuscritos (alguns equivalentes a livros inteiros, outros correspondentes a uma frase ou até uma única palavra) já foi publicado, mas a idéia é que especialistas e leigos do mundo todo possam ter acesso aos originais e consigam examiná-los virtualmente de vários ângulos.

Site exibe imagens em tempo real de lugares sagrados de Jerusalém


Um site na internet transmite imagens em tempo real de locais sagrados de Jerusalém com o objetivo de conectar cristãos de todo o mundo e também uni-los em uma oração pelo retorno de Jesus Cristo.

Locais sagrados para o Cristianismo como o Monte das Oliveiras, o Portão Dourado da Cidade Antiga de Jerusalém, a Cidade de Davi e a Tumba do Jardim estão pela primeira vez acessíveis a todos os fiéis através do site www.ipraytv.com

“As Escrituras dizem que devemos manter o olhar sobre Jerusalém, pois é onde jaz o fundamento da paz e começa a liberdade”, explica à Agência Efe Mike Peros, cristão sionista que projetou e fundou o portal.

Peros financiou a instalação de seis câmeras em terraços e telhados da antiga cidade murada e que têm a função de ajudar os cristãos a aguardarem o restabelecimento da Jerusalém narrada nos livros proféticos.

Peros afirma que é importante “que pessoas que nem sequer sonham em poder visitar Jerusalém possam ter acesso, deste modo, aos lugares sagrados”.

O objetivo do site é “abrir Jerusalém ao mundo”.

“Agora qualquer um pode ver o local exato no qual Jesus ressuscitou, as ruas pelas quais caminhou e a porta pela qual retornará”, declarou.

No entanto, a iniciativa virtual é dirigida fundamentalmente aos cristãos evangélicos e tenta impulsionar uma unidade na fé e na oração para aproximar o momento no qual o “Messias descer do Monte das Oliveiras e entrar pelo Portão Dourado para libertar Jerusalém”, afirma.

Também chamada de a Misericórdia e a Vida Eterna, o Portão Dourado é um dos 11 acessos à Cidade Antiga e permanece fechado à espera da vinda do Messias, pela primeira vez para os judeus e pela segunda para os cristãos evangélicos.

“O IprayTV é o fio motor para que pessoas de todo o mundo orem ao mesmo tempo, com seus olhos voltados para Jerusalém, pelo retorno do Messias”, declarou Peros.

O projeto, que começou a ser idealizado há uma década, enquanto Peros estudava na Universidade Hebraica de Jerusalém, enfrentou muitas dificuldades, sobretudo para a instalação de câmeras em uma região que é de população majoritariamente muçulmana.

“Tivemos que colocar as câmeras de forma que não sejam notadas e as protegendo de modo que não estraguem”, diz Peros.

Neste Natal, o IprayTV exibirá imagens ao vivo da Igreja da Natividade, em Belém (onde a tradição cristã acredita ser o local do nascimento de Jesus), mas estas câmeras não serão permanentes por causa da situação política da cidade, que está em território palestino ocupado e sob controle da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

O portal também oferece uma ferramenta para divulgar a mensagem de várias igrejas, escolas e ministérios de todo o mundo, que podem usar a tecnologia para transmitir seus sermões e cultos ao vivo através da internet.

“Os usuários podem ouvir um sermão ao mesmo tempo em que observam os lugares nos quais Cristo viveu, abrindo assim uma perspectiva tridimensional”, afirma Peros.

Segundo Peros, o site “recebeu uma resposta extraordinária, com mais de 5 mil assinaturas em algumas semanas, inclusive de lugares tão distantes como Afeganistão e China”.

Este cristão devoto, que acredita faltar pouco para a volta de Cristo, tem esperança de que suas câmeras captem este momento e possa ser visto ao vivo por milhares de crentes através da internet.

(Fonte: Yahoo! Notícias)

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

O "Natal" não existiria sem a mensagem da "Cruz"

"Porque a mensagem da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós que somos salvos, é o poder de Deus" 1 Co.2.18
Jesus já tinha chegado ao ato culminante da sua vida na terra. Não era uma crise, mas um clímax. Ele veio ao mundo para dar sua vida em resgate de muitos. Finalmente os pretensos julgamentos terminaram. Amanheceu afinal, entretanto, é como se fosse noite. É a hora mais negra do mundo. O pátio está deserto. O fogo junto a qual Pedro se tinha aquecido está reduzido a cinzas. Os soldados zombam, Herodes escarnece e a vacilação de Pilatos já passou. Finalmente Pilatos o trouxe para fora e disse: "Eis o Homem!" Que cena! Ver o Criador deste Universo, a Luz e a Vida do mundo, o Santo, sendo tratado assim! Na cruz temos o registro da expressão máxima do ódio e da expressão máxima do amor. O homem odiou tanto que levou Cristo a morrer. Deus amou tanto que deu vida aos homens. Nosso Salvador fez tudo na cruz. Ele levou nossos pecados e, ao expirar, gritou: Está consumado! Era o maior grito de vitória.

Lembre de Jesus neste Natal!
Deus abençoe a todos!

O Verdadeiro Significado do Natal



A fim de entender o verdadeiro significado do Natal, nós temos que voltar até o começo da criação. Deus criou uma linda terra e um lindo céu para serem a lar do Seu filho, Adão. (Lucas 3:38, Gênesis 1:1 - 3:24) Adão foi criado à imagem e semelhança de Deus, seu pai. Da terra formou, pois, o Senhor Deus todos os animais o campo e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem, para ver como lhes chamaria.

E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida.

Nessa época não havia doença, sofrimento ou morte.

Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e guardar.

"E o Senhor Deus comandou ao homem, dizendo Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2:16-17)

Deus disse ainda que não era bom que o homem estivesse só e então fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas e da costela formou uma mulher para ser a esposa de Adão. Adão deu a sua esposa o nome de Eva. Deus havia dado de tudo a Adão e a Eva. Eles verdadeiramente viviam no paraíso, no céu na própria terra.

Porém, no Jardim do Éden havia uma serpente. Esta serpente não era uma serpente comum, porque foi Satã que havia tomado a forma de uma serpente. (Apocalipse 20:2) Satã também é conhecido como o tentador de Satanás. Ele personifica o mau e a rebelião.

A serpente tentou Eva e disse:

"Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal." (Gênesis 3:4-5)

Então, Eva olhou para o fruto e vou que era bom para se comer e agradável aos olhos e o comeu. Ela então o deu para Adão e ele também o comeu.

Ao comer o fruto proibido, Adão causou a queda do homem. Deus expulsou Adão e Eva do Jardim do Éden e a doença, o sofrimento e a morte se abateram sobre a terra. A desobediência às leis de Deus trouxe a doença e o sofrimento.

Apesar da falha de Adão e Eva, Deus não perdeu Seu amor pela humanidade e prometeu enviar um Salvador para restaurar o homem ao paraíso que Deus havia preparado para ele. (Gênesis 3:15, Romanos 16:20)

Ao longo dos séculos, os profetas contaram a história de um Salvador que viria à terra para salvar o povo de seus pecados e restaurá-lo ao paraíso. (Isaias 7:14, Mateus 6:10, Hebreus 9:12, Apocalipse 21:4) Há cerca de dois mil anos, aquela profecia se concretizou quando uma virgem chamada Maria ficou grávida que tinha sido concebido nela pelo Espírito Santo. Essa não era uma criança comum, porque ele era a encarnação da Palavra do céu que veio à terra na forma do único filho unigênito de Deus, Jesus. (João 1:1-14, João 3:16, 1 Coríntios 15:47, João 8:23)

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai." (João 1:14)

Maria estava noiva de José quando ficou grávida pelo Espírito Santo. José a desposou, mas seu casamento não foi consumado até depois do nascimento do menino Jesus.

Quando estava quase na hora do nascimento da criança, um decreto foi proclamado por César Augusto que um censo de todo o mundo seria realizado. Esse primeiro censo aconteceu enquanto Cirino era governador da Síria. Todos deveriam ir a sua cidade natal para registrar-se.

E José e Maria foram da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, para a cidade de Davi, que era chamada Belém. A cidade estava lotada e uma vez que não havia lugar para eles em nenhuma pousada, eles foram para um estábulo. Maria deu à luz a sua criança ali e O colocou em uma mangedoura.

Em toda parte em Belém, os pastores cuidavam de seus rebanhos. De repente, um anjo de Deus apareceu. O anjo disse:

"Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

E isto vos será por sinal: Achareis um menino envolto em faixas, e deitado em uma manjedoura.

Então, de repente, apareceu junto ao anjo grande multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade." (Lucas 2:10-12)

O grande amor de Deus pela humanidade manifestou-se através do nascimento de Seu filho. A promessa por que se esperou tanto tempo da vinda do Salvador realizou-se.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele." (João 3:16-17)

O filho divino de Deus era a única pessoa que poderia salvar o mundo. O preço da redenção foi Seu sangue. Ele pagou o preço sobre a cruz no Calvário quando foi crucificado. Ele conquistou a morte quando ressuscitou. Sua ressurreição é celebrada a cada ano na Páscoa.

"Não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção." (Hebreus 9:12)

Como Adão e Eva, todos têm uma escolha a fazer. Cada um de nós deve decidir se deseja seguir a Jesus, que leva à vida, ou se deseja seguir a Satã, o representante do mal, cujo caminho leva à morte. Quando escolhemos Jesus, nós voltamos a nascer. Nós nos desvencilhamos da linhagem do filho terreno de Deus, Adão, que caiu da graça. Nós assumimos a linhagem do filho divino de Deus, Jesus.

"Quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo." (1 João 3:8)

Jesus estabeleceu Seu reino na terra por toda a eternidade. Seus seguidores são a Sua Igreja.

"Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? Responderam eles: Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas.

Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou? Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela." (Mateus 16:13-18)

Jesus está chamando trabalhadores para ajudarem os doentes e os sofredores.

"E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades. Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara." (Mateus 9:35-38)

A cada ano, no dia 25 de dezembro, o nascimento de Jesus é celebrado. É um dia de alegria para todos!

por Polly Griffin

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O Natal cristão



Estamos no mês natalino. Apesar de não ser a data correta, pois não se sabe ao certo em que dia o Senhor Jesus nasceu, até porque não há uma data específica registrada na Bíblia, o dia 25 de dezembro, tradicionalmente, é considerado o dia do seu nascimento.

Por isso, é um dia comemorado e festejado por todos. Para muitos, Natal é um dia especial em que pessoas viajam para rever parentes e amigos. Para outros, Natal é promover festas, é uma oportunidade para se deixar extravasar os desejos da carne. Para uma criança, é uma data desejada e esperada com muita ansiedade para se ganhar presentes.

Talvez, para muitos, o Natal seja um momento do ano em que as famílias se reúnem para se alegrar e agradecer a Deus por mais um ano que se passou. Para os empresários e comerciantes, é um dos eventos festivos do ano que abre o maior espaço para vendas em todos os aspectos.

Na verdade, o Natal que a humanidade comemora tem pouco a ver com o nascimento de Jesus. Biblicamente, Ele nasceu um dia em Belém da Judéia. Seu nascimento foi singular, simples e humilde. Em Belém nasceu Jesus, a parte humana, a carne do verbo, as vestimentas de carne e ossos com a qual o verbo se cobriu para que pudéssemos ver a sua glória, Jo 1: 1-3.

O cristão, por sua vez, deve ter em mente que Natal para ele tem um sentido profundamente espiritual, e não apenas um sentido humano. Para o cristão, o que é mesmo Natal? Festas, presentes, compras, viagens, encontros familiares, etc. O que podemos aprender a respeito do Natal cristão, a partir do registro feito por Mateus sobre o nascimento de Jesus, em Mt 2: 1-1?

É uma busca constante do verdadeiro Jesus

Os magos que vieram do Oriente perguntaram: onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Sendo eles incumbidos pelo rei Herodes a respeito do menino Jesus, v. 8, partiram em busca do recém-nascido, Vv. 1 e 9.

Eles empreenderam uma longa viagem para ver (buscar) o desejado das nações. Natal é, portanto, exatamente isso: uma busca constante do verdadeiro Jesus. Hoje, muitos o buscam de três maneiras distintas:

a) Buscam o Jesus que não é verdadeiro, de maneira errada: os sacerdotes e os levitas que foram enviados pelos judeus, perguntaram a João Batista: Quem és tu? Eles buscavam o Jesus verdadeiro, mas João Batista não o era, Jo 1: 19-20.

b) Buscam o Jesus verdadeiro, de maneira errada: em Lucas 2: 48 e 49, seus pais o buscam em lugares em que Ele não estava presente. Buscavam o Jesus verdadeiro, mas não o encontraram onde fora procurado.

c) Buscam o Jesus verdadeiro, de maneira verdadeira: os magos fizeram isso e o encontraram com a sua mãe, Mt 1: 11. Nossas irmãs, Maria Madalena, Joana e Maria foram surpreendidas quando os anjos disseram-lhes: por que buscais entre os mortos quem está vivo?

Graças a Deus porque o Jesus a quem servimos é verdadeiro e está nos céus, à destra do pai. Devemos buscá-lo de todo o nosso coração, Mt 7: 7, enquanto podemos encontrá-lo, Is 55: 6.

É uma adoração constante ao verdadeiro Jesus

Os magos, guiados pela estrela que tinham visto no Oriente, chegaram à casa de Maria, mãe de Jesus, encontraram o menino, e,prostrando-se, o adoraram. Um dos propósitos dessa longa viagem era adorar a Jesus: viemos a adorá-lo, v. 2.

A adoração verdadeira é um dos aspectos relevantes do Natal. Ou seja, não existe Natal sem o compromisso de adorar o menino (Rei) Jesus. Portanto, Natal sem adoração ao Deus Trino e Uno, não é Natal. Nesse sentido, todos os dias podem ser Natal, pois todo o dia podemos adorá-lo em Espírito e em verdade, Jo 4: 24.

Porém, não é bem assim que acontece em nossos dias. O mundo comemora o nascimento de Jesus com bebedeiras, festas, etc. Este é o tipo de Natal sem sentido, sem valor, sem espiritualidade e sem aceitação divina, porque não alegra o coração de Deus.

O Natal cristão precisa ser uma constante adoração ao verdadeiro Jesus, que vive e reina para todo o sempre. É ir à igreja não por um hábito, ou por um mero costume, ou para ver alguém, mas para adorá-lo com um coração preparado, Sl 108: 1.

Por isso, todo culto, quando o adorador se comporta diante de Deus com adoração verdadeira, pode-se dizer que é dia de Natal, pois Jesus está sendo reverenciado como o Deus-Filho.

É abrir o coração e oferecer presentes a Jesus

Os magos, depois de buscarem o menino Jesus, encontrando-o, adoraram-no. Então, abrindo seus tesouros, apresentaram-lhe presentes, tais como: ouro, incenso e mirra, v. 11. Vejamos o que isto pode simbolizar para o cristão:

a) Ouro: metal precioso, amarelo e brilhante. Simboliza a realeza de Jesus, ou seja, sua dignidade de Rei. Ele nasceu como rei. Ele é o Rei da glória, Sl 24. Uns o conhecem como um simples homem-historiador. Nós o reconhecemos e adoramos como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

b) Incenso: resina aromática que se queimava na antiga dispensação. Isto pode simbolizar o lado divino de Jesus. Nesse aspecto, os magos estavam reconhecendo Jesus como Filho de Deus. Quando o cristão aceita a divindade de Jesus, ele está abrindo seus tesouros e dando presentes a Jesus.

c) Mirra: resina odorífera, medicinal, produzida pelo “balsamodendron”. Analisando o texto de forma abrangente, nesse caso, mirra poderá simbolizar sacrifício. Talvez seja o sacrifício que eles (os magos) empreenderam na longa jornada para ver a criança recém-nascida.


Um dos maiores presentes que podemos dar a Cristo é a nossa vida como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto racional, Rm 12: 1. Portanto, abramos nossos tesouros, nossos corações e apresentemos ao Senhor Jesus nossas dádivas. Ele merece. É Natal! Ele nasceu em nossas vidas, aleluia!

Pr. Émerson Garcia Dutra
Publicado no Jornal Aleluia 194, de dezembro de 1995, página 8,

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

18 Razões de Porque Não Sou Católico Romano


1 – Porque disse Jesus: Examinai as escrituras porque vós cuidais ter nelas a vida eterna , e são elas que de mim testificam. Evangelho de São João 5:39.
Se é pelo intermédio das escrituras mediante os ensinos de Jesus que “uma vez aceitando” alcançamos a salvação, exclui-se portanto que seja pelo catecismo Romano.
2 – Não sou Católico Romano, porque sendo a religião cristã fundada por Jesus Cristo foi durante uns 200 anos divulgada sem modificações nem acréscimo ,mas dali para cá surgiram novas doutrinas , falsificações de toda sorte de cerimônias estranhas ao Novo Testamento que foram discutidas em concílio e aprovados por homens, nascendo daí a Igreja Católica Romana.
“Mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que ao Criador que é bendito eternamente”. Rom. 1:25.
3 – Não sou Católico Romano, porque atendendo ao pedido de Jesus no que ele diz : Examinais as Escrituras, isto tenho feito e nunca encontrei nos Livros Sagrados do Novo Testamento o “Ofício da Missa”.
A razão porque não encontrei , é que foi composto pelo Papa Gregório 1º uns 600 anos depois de Cristo.
4 – Não sou Católico Romano, porque não encontrei uma passagem do novo Testamento que mostre algum dos apóstolos diante de um altar incensando imagens.
A razão porque não encontrei, é que o culto das imagens foi decretado pelo 2º Concílio de Nicéia 787 depois de Cristo.
5 – Não sou Católico Romano, porque não encontrei um trecho do Novo Testamento que fale em ter havido na Igreja Primitiva alguma procissão eucarística.
A razão porque não encontrei ,é que começou em 1360 depois de Cristo.
6 – Não sou Católico Romano, porque não encontrei um versículo se quer na Bíblia que recomende o uso do Rosário .
A razão porque não encontrei , é que apareceu com Pedro Eremita em 1090 depois de Cristo.
7 – Não sou Católico Romano, porque não encontrei na Bíblia Sagrada um mandamento que proíba o casamento dos ministros da religião.
A razão porque não encontrei , é que foi proibido pelo papa Gregório 7º em 1074 depois de Cristo. A Bíblia diz que o Bispo deve ser marido de uma mulher. I Tim. 3:2.
8 – Não sou Católico Romano, porque não encontrei nas Escrituras Sagradas a palavra “Purgatório”.
A razão porque não encontrei, é que não existe e foi confirmado pelo Concilio de Trento em 1563 depois de Cristo.(Daí para trás nenhuma ) alma ia ao purgatório , pois não estava ainda criado pelo Papa !
9 – Não sou Católico Romano , porque não encontrei uma passagem no Novo Testamento que mostre alguns dos ministros da Igreja Primitiva aspergindo água benta no caixão de um morto e fazendo-lhe encomendações e ainda cobrando o pagamento pelos mesmos.
A razão porque não encontrei , é que foi criada pela Igreja Católica Romana e a fabricação da água benta, apareceu no ano 1000 depois de Cristo.
10 – Não sou Católico Romano, porque não encontrei na palavra de Deus que se deve orar e render culto aos santos e aos anjos.
A razão porque não encontrei , é que foi criada pela Igreja Católica no ano 788 depois de Cristo, e o culto das imagens foi decretado pelo 2º Concílio de Nicéia em 787 depois de Cristo. Apoc. 22:8 e 9 .
11 – Não sou Católico Romano, porque não encontrei nas Escrituras Sagradas que entre Deus e os homens há outro mediador e intercessor fora de Jesus Cristo.
Veja Tim. 2:5. Portanto se torna impossível que “ santa Maria possa “Rogar” por nós, pecadores”. – É só Jesus quem pode Rogar , Mediar e Interceder.
12 – Não sou Católico Romano, porque não encontrei na Bíblia Sagrada a “Confissão Auricular”. A razão porque não encontrei , é que foi estabelecida como doutrina pelo 4º Concílio de Latrão, Roma em 1215 depois de Cristo.
13 – Não sou Católico Romano, porque não encontrei nas Escrituras Sagradas a “Transubstanciação”, doutrina da Hóstia transformada no corpo de Cristo .
A razão porque não encontrei , e que esta inovação foi criada no Concílio de Latrão em 1215 depois de Cristo.
14 – Não sou Católico Romano , porque a Bíblia diz que “se alguém ouvir as palavras deste livro viverá ; mas se alguém lhes ACRESCENTAR alguma coisa ,Deus fará vir sobre ele as pragas escritas neste livro. E se alguém TIRAR quaisquer palavra do livro desta profecia, Deus TIRARÁ a sua parte da árvore da vida e da cidade santa. Apoc.22:18 e 19; Deut.4:2,12 e 32; Prov.30:6.
15 – Não sou Católico Romano , porque disse Jesus em apocalipse “Sai dela filho meu, para que não sejais participantes, dos seus pecados e não tomes parte nas suas pragas”. Apoc.18:4.
16 – Não sou Católico Romano , porque não encontro na Bíblia nenhum relato de Batismo de Criança , e o próprio Jesus que é nosso exemplo em tudo , foi batizado com cerca de 30 anos de idade .(Lucas 3:21 à 23) Nem encontro na Bíblia o batismo por aspersão, pois Jesus foi batizado nas águas do Rio Jordão (S. Mateus 3: 13 à 17).
17 – Não sou Católico Romano , porque essa Igreja está eivada de doutrinas pagãs, como a doutrina da imortalidade da alma e a vida após – morte , ao passo que a Bíblia afirma que a alma é mortal. Ezeq. 18:4 e 20 – e que após a morte não há nenhuma consciência ou existência – Ecles. 9:5,6 e 10 ; Jô 7:8 à 10.
18 - Não sou Católico Romano , porque não encontro na Bíblia nenhuma passagem que mande santificar o Domingo como dia de Descanso Semanal. Não encontro porque o Domingo foi instituído pelo Imperador Constatino, Romano, pagão, na data de 07 de março de 321 depois de Cristo; e que esse decreto dominical pagão foi aceito e confirmado pela Igreja Católica Romana no ano de 364 Depois de Cristo.
Ao contrário disto, mais de 140 passagens Bíblicas falam do Sábado como verdadeiro “Dia Santo de Deus”, deixado para nosso descanso Semanal. Veja Exod.20:8 à 11; Isai. 58:13,14 ; 66:22 e 23 ; Ezeq. 20:12 e 20 ; Mat. 24:20 ; Luc. 4:16 ; 23:54 à 56 ; Atos 13:42 e 44 ; 16:13 ; 17: 2 ; 18:4 ; Apoc. 14:12.

Ao leitor inteligente ofereço estas advertências uma vez que provamos que Roma incorre nas condenações de Deus. Ela mudou, acrescentou e diminuiu a palavra divina em concílios e decretos, por estas razões não sou Católico Romano.
E no dia que encontrar qualquer Católico Romano, Padre ou Leigo, que provar com versículos bíblicos, a autoridade para tais doutrinas, deixo de ser Cristão Evangélico e passo a ser Católico Romano.

EX- PADRE : OSCAR F. DO A.
=====================================
Espero que agora algumas pessoas vejam a verdadeira verdade. Deus é único Ele não muda. O que esse texto representa hoje para você? Mudou alguma coisa? Te deu mais certeza que você esta no caminho correto? Ou pelo contrário agora você tem mais dúvidas ainda ... queremos ajuda-lo. Lembre-se Jesus te ama e quer te dar a coroa da vida. Abraços meus amigos

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A primeira tradução da bíblia.


Esta tradução do Antigo Testamento foi utilizada em sinagogas de todas as regiões do Mediterrâneo.

Estima-se que a primeira tradução foi elaborada entre 200 a 300 anos antes de Cristo. Como os judeus que viviam no Egito não compreendiam a língua hebraica, o Antigo Testamento foi traduzido para o grego. Porém, não eram apenas os judeus que viviam no estrangeiro que tinham dificuldade de ler o original em hebraico: com o cativeiro da Babilônia, os judeus da Palestina também já não falavam mais o hebraico.

Denominada Septuaginta (ou Tradução dos Setenta), esta primeira tradução foi realizada por 70 sábios e contém sete livros que não fazem parte da coleção hebraica; pois não estavam incluídos quando o cânon (ou lista oficial) do Antigo Testamento foi estabelecido por exegetas israelitas no final do Século I d.C. A igreja primitiva geralmente incluía tais livros em sua Bíblia. Eles são chamados apócrifos ou deuterocanônicos e encontram-se presentes nas Bíblias de algumas igrejas.

Esta tradução do Antigo Testamento foi utilizada em sinagogas de todas as regiões do Mediterrâneo e representou um instrumento fundamental nos esforços empreendidos pelos primeiros discípulos de Jesus na propagação dos ensinamentos de Deus.

Fonte: www.sbb.org.br

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Conhecendo a Bíblia



A Bíblia

O Antigo Testamento foi escrito inicialmente na língua hebraica. A primeira tradução feita para o grego foi em 300 a. C, por 70 homens sábios de Alexandre, no Egito. Essa tradução passou a se chamar Septuaginta.
Os livros que aceitamos como verdadeiros são chamados canônicos, enquanto os considerados espúrios e sem inspiração divina são os apócrifos. Na edição católica são adotados sete destes livros, formando 73 livros, enquanto a nossa tradução, a de João Ferreira de Almeida, consta de 66 livros.
Uma Bíblia é composta por 66 livros, 1.189 capítulos 31.173 versículos.

Pentateuco é o conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia, que foram escritos por Moisés, o grande legislador de Israel. É também conhecido como a Lei de Moisés.

Gênesis: tem sido chamado o “viveiro” das gerações da Bíblia, pelo fato de nele serem encontrados todos os começos das doutrinas referentes a Deus, ao homem, ao pecado e à salvação.
Êxodo: Provém do grego e significa “sair”; registra a saída do povo de Israel do Egito. A idéia central do livro é a redenção pelo sangue. Em torno dessa idéia, encontra-se a história de um povo salvo pelo sangue, amparado pelo sangue e tendo acesso a Deus pelo sangue.

Levítico: Registra as leis referentes aos levitas e seu serviço. Narra a aproximação do povo pela adoração e ensina como manter essa comunhão com Deus. A mensagem de Levítico é o acesso a Deus pelo sangue, exigindo santidade do adorador. Êxodo é o livro da redenção, Levítico, o da adoração. Já o livro de Números é de serviço e de ordem.

Números: registra dois censos de Israel antes da entrada em Canaã. A numeração era conforme as tribos e famílias. Os israelitas atravessaram em seco o mar Vermelho e o rio Jordão.

Deuteronômio: origina-se do grego e significa “segunda lei”. Moisés resume ao povo a história de Israel, baseada em admoestações e exortações.


* O livro maior é o dos Salmos, com 150 capítulos.
* O livro menor é II João.
* O capítulo maior é Salmos 119.
* O capítulo menor é salmos 117.
* O capítulo 37 de Isaías e o 19 de II Reis são iguais.
* Foram usados três idiomas em sua confecção: Hebraico, grego e aramaico.
* Foi escrita em aproximadamente 1600 anos, por uns 40 autores e contém 66 livros.
* A Palavra SENHOR é encontrada na Bíblia 1853 vezes e REVERENDO 1 vez no Salmo 111:9.
* O verso maior é Ester 8:9.
* O verso menor é Êxodo 20:13.
* O verso central é Salmos 118:8.
* Texto áureo da Bíblia: João 3:16

A tradução grega da palavra Bíblia (biblia (pl.)) significa livros. Seu tempo de composição durou aproximadamente 1600 anos, com um total de 40 autores aproximadamente. Possui 66 livros, divididos em Velho Testamento com 39 livros e Novo Testamento com 27 livros, assim classificados: Históricos - Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números. Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Poéticos - Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos. Proféticos - (Maiores) Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel, (Menores) Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João. Históricos - Atos. Cartas de Paulo - Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemon. Cartas Gerais - Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas. Profético - Apocalipse.

As divisões da Bíblia facilitam sua memorização. Não se deve pensar que somente os proféticos é que têm profecia, ou só os poéticos só têm poesia, ou os doutrinários (Epístolas) só doutrinas; da mesma forma os históricos não são apenas para relatar fatos, assim como não há muitos fatos históricos. Cada livro da Bíblia deve ser estudado convenientemente para que o seu ensino seja apreendido. Sem dúvida alguma a Bíblia é uma biblioteca extraordinária!

Fonte:

http://www.cristovive.inf.br

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Quem é Jesus?



Quem é Jesus?

No campo da química, transformou água em vinho.
Em biologia, nasceu sem passar pelo processo natural de concepção.
Na física, quebrou a lei da gravidade ao ascender aos céus.
Na economia, fez melhor que a segurança
social e alimentou 5000 homens com cinco pães e dois peixinhos.
Na medicina, curou doentes sem receitar um único medicamento.
No campo da história, Ele é o princípio e o fim.
Na política, Ele diz que é chamado de Conselheiro e Príncipe da Paz.
No campo da religião, Ele diz que ninguém vai ao Pai a não ser por meio dele.

Então quem é Ele afinal? Ele é Jesus!
Aquele que apesar de não ter servos, foi chamado de Senhor.
Não tinha curso, mas chamaram-lhe Mestre.
Não passava receitas, mas mesmo assim é o médico dos médicos.
Não tinha exército, mas os reis da altura tinham medo Dele.
Não cometeu nenhum crime, mas morreu na cruz.
Foi sepultado, mas vive para todo o sempre.
Queres saber quem é Jesus? Aceita-o com todo o teu coração e verás!

Creditos site: Viva a vida com Jesus

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

História da Bíblia.

Provas Incontestáveis da Veracidade da Bíblia.

Novas escavações, achados arqueológicos, escritos antigos, descobertas surpreendentes e avanços no conhecimento científico confirmam o que a Bíblia diz.

O maior, melhor e mais confiável documento de todos os tempos é a Bíblia. Suas afirmações são continuamente confirmadas, como mostra o artigo a seguir.


Novas escavações, achados arqueológicos, escritos antigos, descobertas surpreendentes e avanços no conhecimento científico confirmam o que a Bíblia diz. Um recente documentário da BBC comprovou que o êxodo dos israelitas do Egito foi real.


Os registros bíblicos poderiam estar certos


O relato bíblico da saída do povo de Israel do Egito pode ser comprovado cientificamente. Segundo um documentário da televisão britânica BBC, os resultados de pesquisas científicas e os achados e estudos de egiptólogos e arqueólogos desmentem a afirmação de que o povo de Israel jamais esteve no Egito. Contrariamente às teses de alguns teólogos, que afirmam que o livro de Êxodo só foi escrito entre o sétimo e o terceiro séculos antes de Cristo, os pesquisadores consideram prefeitamente possível que o próprio Moisés tenha relatado os fatos descritos em Êxodo – o trabalho escravo do povo hebreu no Egito, a divisão do Mar Vermelho e a peregrinação do povo pelo deserto do Sinai. Eles encontraram indícios de que hebreus radicados no Egito conheciam a escrita semita já no século 13 antes de Cristo. Moisés, que havia recebido uma educação muito abrangente na corte de Faraó, teria sido seu sábio de maior destaque. E isso teria dado a ele as condições para escrever o relato bíblico sobre a saída do Egito, conforme afirmou também um documentário do canal cultural franco-alemão ARTE.


Pragas bíblicas?


Segundo o documentário, algumas inscrições encontradas em palácios reais egípcios e em uma mina, bem como a descrição detalhada da construção da cidade de Ramsés, edificada por volta de 1220 a.C. no delta do Nilo, comprovariam que os hebreus realmente viveram no Egito no século 13 antes de Cristo. A cidade de Ramsés só existiu por dois séculos e depois caiu no esquecimento, portanto, o relato só poderia vir de uma testemunha ocular. Também as dez pragas mencionadas na Bíblia, que forçaram Faraó a libertar o povo de Israel da escravidão, não poderiam ser, conforme os pesquisadores, uma invenção de algum escritor que viveu em Jerusalém cinco séculos depois...


Moisés recebeu a lei no monte Karkom


Do mesmo modo, o mistério do monte Horebe, onde Moisés recebeu os Dez Mandamentos, parece que está começando a ser desvendado pela ciência. No monte Sinai, onde monges do cristianismo primitivo imaginavam ter ocorrido a revelação de Deus, os arqueólogos nunca encontraram qualquer vestígio da presença de 600.000 homens. Em contrapartida, porém, ao pé do monte Karkom, localizado na região fronteiriça egípcio-israelense, foram encontrados os restos de um grande acampamento, as ruínas de um altar e de doze colunas de pedra. Essa concordância com a descrição no livro de Êxodo (Êx 24.4) provaria, segundo citação dos cientistas na BBC, que o povo de Israel realmente esteve por um certo tempo no deserto". (Idea Spektrum, 8/2000)


Não há dúvida de que os relatos bíblicos são corretos. Lemos no Salmo 119.160: "As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre." Nosso Senhor Jesus confirmou a veracidade de toda a Palavra de Deus ao orar: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (Jo 17.17). Nessa ocasião já existiam os escritos do Antigo Testamento, portanto, Jesus confirmou todo o Antigo Testamento, a partir do livro de Gênesis, como sendo a verdade divina.


No Egito, Israel tornou-se um grande povo, exatamente como Deus havia prometido a Abraão séculos antes (Gn 12.1-3). Quando Israel ainda nem existia como nação, Deus já disse a Abraão: "Sabe, com certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos. Mas também eu julgarei a gente a que têm de sujeitar-se; e depois sairão com grandes riquezas" (Gn 15.13-14). Foi o que aconteceu com exatidão sob a liderança de Moisés alguns séculos mais tarde. Mas por que Israel foi conduzido para fora do Egito? Para tomar posse de uma terra que Deus lhe havia prometido, pois nessa terra deveria nascer como judeu o Salvador Jesus Cristo.


Hoje muitas pessoas não querem crer em Jesus e na Sua obra de salvação, por isso colocam em dúvida a veracidade das histórias bíblicas, pois gostariam de interpretá-las de outra maneira. Mas ninguém o conseguiu até hoje, pois continuamente são encontradas novas provas que confirmam a exatidão dos relatos bíblicos. Como poderia ser diferente, se o texto original da Bíblia foi inspirado pelo próprio Deus?


Muitas falsas doutrinas, ideologias e teorias têm sua origem em uma postura contrária a Deus. Karl Marx e Friedrich Engels, por exemplo, odiavam tudo que dizia respeito a Deus. Charles Darwin também rejeitava a Deus. Ele desenvolveu a teoria da evolução porque tinha se afastado conscientemente de Deus. Evidentemente, quando se faz isso, precisa-se buscar uma nova explicação para tudo o que existe visivelmente. Mas o pensamento lógico já nos diz que aquilo que nossos olhos vêem não pode ter surgido por si mesmo. Peter Moosleitner (que por muitos anos foi redator-chefe da popular revista científica alemã PM) acertou em cheio ao afirmar: "Tomemos a explosão inicial, talvez há 16 bilhões de anos – ali reinavam condições que conseguiam reunir, num espaço do tamanho da ponta de uma agulha, tudo o que forma o Universo. Então, esse ponto se expandiu. Segundo essa concepção, temos duas alternativas: (1) Paramos de perguntar pelas origens do Universo. (2) Se existe algo capaz de colocar o Universo inteiro na ponta de uma agulha, como poderei chamá-lo, a não ser de Deus?"


Mas, na verdade Deus é infinitamente maior! Ele criou tudo a partir do nada, através de Sua Palavra, e isso não aconteceu há bilhões de anos, mas há cerca de 6000 anos atrás, em apenas seis dias. Hebreus 11.3 diz: "Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem." A Palavra de Deus não é apenas absoluta verdade e absolutamente poderosa, ela também salva por toda a eternidade, concede vida eterna, livra do juízo, e vence até a própria morte. Jesus Cristo diz: "Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida" (Jo 5.24).


Autor: Norbert Lieth
Fonte: Chamada

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Arqueologia bíblica


Arqueologia bíblica
Algumas descobertas, arqueológicas, importantes...


A arqueologia bíblica é a disciplina que se ocupa da recuperação e investigação científica dos restos materiais de culturas passadas que podem iluminar os períodos e descrições da Bíblia. Usa-se como base de tempo, um amplo período entre o ano 2000 a.C. e 100 d.C.. Outros preferem falar de arqueologia da Palestina, referindo-se aos territórios situados ao leste e oeste do Rio Jordão. Esta designação expressa o facto da arqueologia bíblica estar especialmente circunscrita aos territórios que serviram de cenário aos relatos bíblicos.

Sítios arqueológicos

Na atualidade, os territórios bíblicos estão cheios de escavações, sítios arqueológicos e museus abertos ao público em geral. Entre os mais destacados podem-se encontrar:

* A Igreja do Santo Sepulcro:
Um complexo de sítios que compreende no alegado túmulo de Jesus e o Calvário. Sua identificação leva em conta achados arqueológicos, mas baseia-se na maior parte em tradição do século IV d.C., devido a evidências de tumbas judaicas, artefatos romanos, construções constantinas e influências otomanas. A identificação continua sendo conjectura.

* O Museu Israel:
Reúne objetos de valor universal, para estudos bíblicos, a história e pré-história do chamado Oriente Médio. Este museu é conhecido como um dos mais importantes museus relacionados à arqueologia bíblica.

* O Túnel de Ezequias:
Passando por baixo da Cidade Antiga de Jerusalém e seus Muros, é um dos elementos declarados na bíblia tanto nas Escrituras Hebraicas como nas Escrituras Gregas Cristãs.

* O Barco da Galiléia:
Em 1986, um dos últimos achados foi um barco enterrado perto do Mar da Galiléia, perto da antiga Cafarnaum e com surpresa, datado do Século I, portanto do tempo de Jesus. Por esta razão, “O barco da Galiléia” tem sido chamado de “O Barco de Pedro”, porque se permite ter uma idéia do tipo de navios que os pescadores que conheceram Jesus, usavam. O barco da Galiléia mede cerca de 8 metros de comprimento e 2,3 metros de largura.

* Qumrán:
Para muitos, este é um dos achados mais importantes de todos os tempos. Embora haja controvérsias se teria sido o local de uma seita judaica (essênios), com ruínas dum possível mosteiro, estas cavernas são de grande importância para a arqueologia bíblica, devido ao grande número de achados, como papiros, códices da Tanak, do Novo Testamento, e muitos outros elementos para a história dos estudos bíblicos.

Construções bíblicas confirmadas

• A cidade de Gibeão.

• O Túnel de Ezequias: Um túnel de 533 metros foi construído para prover a Jerusalém, água subterrânea, em prevenção da invasão assíria de 701 a.C.

• As Muralhas de Jericó: Uma destruição das “Muralhas de Jericó” data aproximada do ano 1550 a.C., tendo como a causa um cerco ou um terremoto no contexto de extrato denominado Destrucción Ciudad IV. Existem discussões sobre se a dita destruição corresponde à descrição bíblica ou não. De acordo com o relato bíblico, os israelitas destruíram a cidade depois que suas muralhas caíram, por volta de 1407 a.C.. As escavações de John Garstang, em 1930, datam a destruição de Jericó em 1400 a.C., mas após escavações de Kathleen Kenyon, em 1950, sua datação foi de 1550 a.C.. Bryant G. Wood crítico do trabalho de Kenyon, observou ambigüidades nas investigações com o carbono 14 que deram como resultado o ano de 1410 a.C., com 40 anos de diferença. Assim, Wood confirmou as conclusões de Garstang. Infelizmente, a dita prova de carbono teria sido resultado de uma má calibração. Em 1995, Hendrik J. Bruins e Johannes van der Plicht utilizaram uma prova de radiocarbono de alta precisão para 18 amostras de Jericó, incluindo seis amostras de cereal carbonizado, que deram como resultado uma antiguidade superior – 1562 a.C, com uma margem de 38 anos.

• O Segundo Templo: Confirmado pelo parecer ocidental. Construído por Herodes I o Grande;

• A Rampa do sitio de Laquis : A cidade de Laquis foi capturada pelo rei assírio Senaqueribe em 701 a.C.
• O Reservatório de Siloé: Uma piscina, ao sudeste das muralhas da cidade, e receptora das águas do Túnel de Ezequias.

• O Templo de Siquém: Mencionado em Juízes capítulo 9. Em 1910, arqueólogos encontraram ali cacos de cerâmica com inscrições, registrando despachos de vinho e de azeite de oliva e pagamento de impostos. Mas muitos dos nomes próprios inscritos neles continham o componente báal (Baal). Os arqueólogos também descobriram fragmentos em painéis de marfim.
•Túmulos: No Iraque, o arqueólogo Sir Leonard Wooley descobriu 16 túmulos de reis no cemitério da antiga Ur foi uma extraordinária descoberta “A riqueza nesses túmulos, que continua sem igual na arqueologia mesopotâmica, incluía algumas das mais famosas peças da arte sumeriana que agora embelezam as salas do ‘’Museu Britânico e do Museu da Universidade da Pensilvânia”.
Dezenove túmulos localizados ao ocidente de Jerusalém têm sido datados sem dúvida, ao tempo da Monarquia da Judéia, mas é possível que representem sítios em memória dos reis mencionados em II Crônicas 16:14; 21:19; 32:33 e no Livro de Jeremias 34: 5.

• A Tumba de Herodes: Em Maio 2007, arqueólogos da Universidade Hebraica de Jerusalém anunciaram a descoberta da tumba onde teria sido enterrado o rei Herodes I o Grande, perto de Jerusalém. Herodes, que reinou no fim Século I a.C., teria vivido na época de Jesus. Foi enterrado em um mausoléu retangular de 2,5 metros de comprimento com um teto em forma de triângulo.

Objetos de escavações documentadas

• Estela de Merenptah:Contém a mais antiga referência por egípcios sobre os israelitas na terra de Canaã. Foi encontrada nas ruínas do templo funerário do Faraó Merenptah (1236 a.C. a 1223 a.C.) em Tebas.

• A cidade de Ebla: Foi uma antiga cidade localizada no norte da Síria, cerca de 60 km, a sudoeste de Aleppo. Foi uma importante cidade-estado em dois períodos: em inícios do Terceiro milênio a.C., e novamente entre 1800 e 1650 a.C. O lugar é atualmente conhecido como Tell Mardikh, e é famoso principalmente pelas 15.000 tabuinhas ali encontradas. As tabuinhas cuneiformes, formam escritas datadas por volta de 2.250 a.C., em língua suméria e eblaíta; uma língua semítica até então desconhecida .
Incluem arquivos cuneiformes de Ebla (Tell Mardikh) que foram descobertos em 1975, com o nome de três personagens relacionados com os patriarcas bíblicos, entre eles o de Ebrum, que alguns identificam com o patriarca bíblico Éber.

• A inscrição de Ecron: Encontrada em 1993 em Tell Mique;

• O Cilindro de Ciro: O Cilindro de Ciro II da Pérsia é feito de argila, e registra um importante decreto do rei persa, encontra-se exposto no Museu Britânico, em Londres. A conquista de Babilônia, de um modo rápido e sem batalha pelo Império medo-persa, descrita em Daniel 5:30-31, é confirmada no relato do Cilindro de Ciro.

• O Cilindro de Nabonido: Trata-se de um cilindro de argila do rei Ciro o Grande, conquistador de Babilônia. Foi encontrado no Templo de Shamash em Sippar, perto de Bagdá. A conquista de Ciro é também descrita na Crônica de Nabonido. Em escrita cuneiforme, na Língua acádia, encontra-se o nome de Belsazar como o filho de Nabonido, último rei de Babilônia. O Livro de Daniel capítulos 5, 7, e 8 menciona Belsazar como um rei conhecido; nota-se também que Belsazar oferece o terceiro lugar em seu reino como um grande prêmio.

• A ostraca de Gath: A Ostraca (pedaços de cerâmica contendo escrita) de Gath, foi encontrada por A. Maeir quando realizava escavações em Tel es-Safi, 2005.
Texto inciso, de nove letras, que representa os nomes (אלות ולת) etimologicamente relacionados com Golias (גלית).

• Os textos de Balaão: Tinta sobre gesso, encontrados em Deir ´Alla na Jordânia - (Números 22 - 24).

• Asas de vasilha GBON (גבען): Foram recuperadas da piscina de Gibeão e teriam algumas inscrições: Algumas com a inscrição: "Hananiah" que pode ter relação com a pessoa mencionada em Jeremias 28:1.
Outros nomes inscritos são: Amariah, Azariah, Domla, Geder, Hananiah, Neri, Shebuel.

• A ostraca de Arad (Israel).

• Selo de Gemariah ben Shaphan: Impresso em bula, foi encontrado durante as escavações de Yigal Shiloh en 1983, provavelmente pertencente à pessoa mencionada em Jeremias 36:10.

• Inscrição da Casa de David e na Estela de Tell Dan: A inscrição Consiste em três fragmentos: o primeiro e mais extenso foi descoberto em 1993 e os fragmentos menores em 1994.

• Ostraca Izbet Sartah: Dois fragmentos encontrados numa escavação de 1976, com cinco linhas incisas de 80 a 83 letras (as leituras dos editores variam) onde a última linha corresponde a um abecedário.

• Selo de Jaazaniah:, servo do rei (ליאזניהו עבד המלך): Encontrada no túmulo 19 em Tel en-Nasbeh (Mispá).
Possivelmente pertencente ao capitão do exercito em Mispá, mencionado em II Reis 25: 23.

• O túmulo de Caifás[29] descoberto em Jerusalém em 1990.

• Selo de Jehucal ben Shelemia ben Shobi (יהוכל בן שלמיהו בן שבי): estampado em bula, encontrado nas escavações de Eilat Mazar num suposto palácio do Rei David em 2005. Provavelmente se refere ao mencionado relato do Livro de Jeremias 37,:3 e 38: 1

• As Ostracas de Laquis: Textos encontrados em 1930, que descrevem acontecimentos do final do século VII a.C., pouco depois da conquista dos caldeus.
Carta No. 3 menciona uma advertência do profeta.
Carta No. 4 menciona Laquis y Azekah como os últimos lugares conquistados, tal como registra Jeremias 34:7.
Carta No. 6 descreve uma conspiração descrita em Jeremias 38:19 e 39: 9, utilizando uma fraseologia quase idêntica a Jeremias 38:4.

• As Talas de Laquis: No palácio de Senaqueribe em Nínive, descrevendo a conquista da cidade;

• Pim de peso: Os primeiros pesos foram encontradas por R.A.S. Macalister en Gezer. Foram encontrados desde então, muitos outros;

• A Inscrição de Pôncio Pilatos encontrada no teatro romano de Cesaréia: O prefeito da Judéia, Pôncio Pilatos, erigiu o Tibérium em honra de Tibério César.
Texto atual da terceira linha da inscrição:
TIBERIEUM
PONTIUS PILATUS
PRAEFECTUS IUDAEAE

• A conquista de Samaria por Sargão II da Assíria: Inscrição (ANET 284) encontrada por Paul-Émile Botta e Dur-Sharrukin no ano 1843: "sitiei e conquistei Samaria, deportei 27.290 habitantes desta... Reconstruí o melhor e estabeleci ali povos de outros paises que eu mesmo conquistei." ( II Reis 17: 23-24).

• O Obelisco Negro: O Obelisco Negro de Salmaneser, em Acádia, alista Jeú, rei de Israel (c. 905-876 a.C.) pagando tributoao monarca assírio, numa escultura em relevo, descrito em II Reis cap.8-10.

• Selo de Ben Immer (ליהו [בן] אמר[?])
Selo estampado em bula, encontrado em 27 de setembro de 2005, quando se analisaram cuidadosamente escombros provenientes do Monte do Templo em Jerusalém.
Possivelmente se relaciona com um sacerdote que serviu no Templo de Salomão segundo Jeremias 20:1.

• As Inscrições de Tiglat-Piléser III encontradas por A.H. Layard na antiga Nínive: ANET 282: "Recebi o tributo de... Jehohaz Joacaz de Judá" (incidente não mencionado na Bíblia).
ANET 283: “... Quanto à Menaém eu derrotei,... pus a Oséias como rei sobre eles". (perspectiva descrita em II Reis 15, 19 e 17:3).

• A Pedra de Zayit: Uma pedra calcária arredondada, a Pedra de Zayit é um pedregulho de calcário de 19 quilos, descoberto em 15 de Julho de 2005 durante uma escavação em tel Zayit (Laquis), Israel. Possui uma inscrição em abecedário páleo-hebreu, junto com restos de diversas outras inscrições datado do Século X a.C.

• A Tabuleta de Nebo-Sarsequim: A Tabuleta de Nebo-Sarserquim é uma inscrição cuneiforme de argila (5,5 cms) que faz parte da coleção do Museu Britânico, cuja inscrição foi decifrada em 2007, e faz referência a um oficial na corte de Nabucodonosor II, rei de Babilônia.
Objetos de procedência conhecida, mas não provêem de escavações
Os seguintes objetos vêem de estudos do Século XIX e coleções não documentadas cuja procedência não é relevante apesar da natureza genuína de seu conteúdo. Em outras palavras foram descobertos num tempo em que o conhecimento era limitado e não há razoes para crer que tenham sido falsificados.

• Estela de Merenptah: Contém a mais antiga referência egípcia sobre os israelitas na terra de Canaã;

• Os Papiros de Elefantina: Datados do período persa de um arquivo duma comunidade judaica de Elefantina, Egito.
Um destes papiros, foi escrito em Jerusalém por Ananias que pode ser a pessoa mencionada em Neemias 7:2.

• A Inscrição Monolítica de Salmanáser III:
Encontrado por J.E. Taylor, cônsul britânico em Diyarbekir em 1861, na qual se mencionam "2,000 carros, 10.000 soldados de infantaria de Ahab o israelita" (incidente não mencionado na Biblia);

• Inscrição de Nazaré: Tábua de mármore com um edito de César proscrevendo a pena capital aos violadores de túmulos, datada do Século I d.C.. A Frohner Collection assegura que a adquiriu em Nazaré em 1878;

• A Pedra Moabita (Estela de Mesha): Uma pedra de basalto, com uma inscrição sobre Mesa, Rei de Moabe encontrada em Dhiban, Jordânia em 1868 e que menciona o rei israelita, Omri. Esta inscrição completa confirma o relato bíblico em II Reis 3:4-27. A estela teria sido feita, aproximadamente, por volta de 830 a.C.. Nela também se encontram inscrições como um tributo a YHWH. É um documento de grande importância relativo ao estudo da linguística hebraica;

• A Inscrição de Siloé: Situada originalmente na saída do túnel de Ezequias, retirada de Jerusalém em 1880, a inscrição registra a construção do túnel no século VIII a.C.. Encontra-se entre os registros mais antigos escritos na língua hebraica


Fonte: wikipédia

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Porque crer na Bíblia?


Por que só a Bíblia?
Por que cremos única e exclusivamente na Bíblia?

Pergunta: "Por que devemos crer exclusivamente na Bíblia, desconsiderando as demais revelações? Deus não é um Deus que se cala, mas um Deus que fala ainda hoje!"


Resposta: Por que cremos única e exclusivamente na Bíblia? Porque direta e indiretamente a própria Bíblia nos exorta a isso. Por favor, leia primeiro o Salmo 119, onde podemos ver a singularidade da Palavra de Deus. Depois disso, peço-lhe que reflita em espírito de oração nas passagens bíblicas abaixo:


Paulo escreve, por exemplo, a Timóteo: "E que desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" (2 Tm 3.15-16).


Segunda Pedro 1.19-21 nos revela em que consiste a diferença entre a Bíblia e outras fontes: "Temos assim tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vossos corações; sabendo, primeiramente, isto, que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens [santos] falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo." O próprio Senhor aponta para a segurança e infalibilidade da Palavra de Deus: "Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra" (Mt 5.18).


E Ele diz, ainda: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim" (Jo 5.39).


Em sua primeira carta aos tessalonicenses, Paulo enfatiza que a Bíblia não é palavra humana, mas Palavra de Deus: "Outra razão ainda temos nós para incessantemente dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e, sim, como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes" (1 Ts 2.13).


Finalizando, lembremos o conteúdo extremamente importante de João 1.1-4: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as cousas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. A vida estava nele..." E o versículo 14: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai."


Quem menospreza a Palavra de Deus e a coloca no mesmo nível de outras "fontes de revelação" mostra que despreza a Palavra (o Verbo) que se fez carne: Jesus Cristo! (Elsbeth Vetsch)


Fonte: Publicado anteriormente na revista Chamada da Meia-Noite, maio de 1997.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Motociclistas pregam a fé nas estradas


Motoclube Pregadores do Caminho


RIO GRANDE - A paixão pelas duas rodas e o amor a Jesus Cristo são o que movem um grupo de motociclistas pelas estradas de todo o Brasil. O Motoclube Pregadores do Caminho, o primeiro evangélico no Município, tem como propósito principal compartilhar vida e, com isso, estar integrado com os demais motociclistas.

Criado no Rio de Janeiro em 2005, o motoclube é um ministério da Igreja Batista Betânia. Há dois anos em Rio Grande, o grupo já reúne 15 membros, entre eles homens, mulheres e crianças. Isso porque um dos princípios desses motociclistas é estarem acompanhados das famílias. “Nossa intenção é estar em comunhão. Mas é importante ressaltar que não queremos impor ou empurrar Jesus Cristo para as pessoas. O evangelismo significa compartilhar vida em Cristo e é isso que queremos. Cremos que podemos abençoar as pessoas”, explica o presidente do Pregadores do Caminho na região Sul, pastor Renato Vieira de Castro.

O motociclista afirma que a única diferença entre motoclube evangélico e os demais motogrupos é o viver conforme os ensinamentos de Cristo. “No mais, seguimos o principal lema dos motoclubes: Irmandade, Fraternidade, Liberdade e Lealdade. Tudo isso de acordo com a palavra de Deus”, diz. Para quem imagina que isso possa ser sinônimo de preconceito, engana-se. O grupo, já respeitado entre o meio dos motociclistas, neste ano, integrou a equipe de apoio na organização do 5º Moto Praia, evento realizado pelo Motoclube Pica-Paus do Asfalto que aconteceu no Cassino de 21 a 23 de novembro. Durante o encontro, eles comemoraram aniversário de dois anos e reuniram mais de 90 motociclistas de diversos motoclubes em um jantar, com direito à banda de rock gospel.

Mas foi em meio à multidão que assistia ao show da banda Só Creedence, no Moto Praia, que o pastor se deparou com uma situação de fé e emoção. “Eu estava no show quando um casal me perguntou por que somos Pregadores do Caminho. E eu expliquei sobre o motoclube e que somos evangélicos. Então eles me disseram que também crêem em Jesus e estavam procurando um grupo que fosse como eles”, conta. Logo depois, o homem chamou Castro e disse que queria pedir a namorada em noivado. “E foi ali, no meio do show, que ele tirou as alianças do bolso e a pediu em casamento. Eu orei e abençoei o noivado e a vida deles. A menina não esperava e se emocionou. Foi benção”, afirma.

Além disso, os motociclistas já participaram de inúmeros eventos na região, como o 7° Moto Show do Mercosul, que reuniu mais 3 mil motociclistas em Pelotas. E hoje já se tornaram até referência. Em muitos encontros Castro é convidado a levar uma palavra, uma pregação. “Em outros casos, se alguma pessoa está com problemas me chama para conversar”, garante. A próxima parada do grupo será Jaguarão. O Pregadores do Caminho foi convidado a participar do 9° Motofest em janeiro, um dos maiores encontros de motociclistas da região. “Será mais uma oportunidade de levarmos a palavra de Deus aos motociclistas”, diz.

Fonte:http://www.overbo.com.br/portal/2008/12/08/motociclistas-pregam-a-fe-nas-estradas/

Vou procurar mais informações e postarei futuramente aqui! Aguardem!!!

Deixe seu comentário ou o seu recado em nosso mural!

Deus abençoe!

Related Posts with Thumbnails